You are currently viewing Benefícios da semente de Linhaça

Benefícios da semente de Linhaça

Os benefícios da semente de linhaça incluem a defesa do organismo e o retardo do envelhecimento das células, protegendo a pele e prevenindo doenças como câncer e problemas cardíacos.

A semente de linhaça é a mais rica fonte de ômega 3 existente na natureza e os seus benefícios podem ser obtidos tanto na linhaça dourada quanto na marrom, sendo importante triturar as sementes antes do consumo, pois a linhaça inteira não é digerida pelo intestino.

  1. Melhorar a prisão de ventre, porque é rica em fibra que facilita o trânsito intestinal;
  2. Ajudar a controlar o açúcar no sangue, pois o seu conteúdo em fibra impede que o açúcar seja absorvido muito rapidamente;
  3. Diminuir o colesterol porque é rica em fibras e ômega 3 que diminuem o colesterol ruim;
  4. Ajudar a emagrecer, pois as fibras aumentam a sensação de saciedade, diminuindo o apetite exagerado. Veja como fazer a dieta da linhaça;
  5. Reduzir o risco de doenças cardiovasculares, porque controla o colesterol e diminui a absorção de gordura no intestino;
  6. Reduzir inflamações no corpo, pois é muito rico em ômega 3;
  7. Diminuir os sintomas da TPM e da Menopausa, pois tem boas quantidades de isoflavona, fitoesteroide e lignana, que controlam os hormônios femininos.

Para obter um maior resultado de todos estes benefícios, é recomendado preferir as sementes de linhaça douradas, pois são mais ricas em nutrientes, especialmente em ômega 3, que as sementes de linhaça marrom.

A linhaça não modifica o sabor dos alimentos e pode ser consumida juntamente com cereais, saladas, sucos, vitaminas, iogurtes e massas de pães, bolos e farofas.

No entanto, antes de ser consumida essa semente deve ser triturada no liquidificador ou ser comprada já na forma de farinha, pois o intestino não consegue digerir o grão inteiro da linhaça. Além disso, ela deve ficar guardada em local fechado, protegido da luz, para que seus nutrientes sejam mantidos.

Deixe um comentário